Passar para o conteúdo principal

Projeto Educativo 2024/2027

A educação é um encontro, uma experiência fascinante que potencia o crescimento integral numa atitude de cuidado permanente.
O lema do Projeto Educativo foi escolhido em função da proposta do Papa Francisco, o Pacto Educativo Global. A proposta-ação do papa Francisco ao criar uma mobilização global de pessoas e instiuições dos mais variados extratos da sociedade, para gerar, através da educação, uma mudança planetária de mentalidade, o chamado Pacto Educativo Global, não é apenas uma proposta, um programa a mais. É, na sua essência, um reafirmar o potencial do ser humano como o ser chamado à convivialidade respeitosa e harmoniosa com outros seres humanos e com os demais seres, na grande casa comum que o acolhe indistintamente. É um reapostar na Educação e no seu poder transformador - “educar é sempre um ato de esperança que convida à comparticipação transformando a lógica estéril e paralisadora da indiferença numa lógica diferente, capaz de acolher a nossa pertença comum”.
Neste caminho a que nos propomos, queremos “reavivar o compromisso para e com as novas gerações, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, de diálogo construtivo e de compreensão mútua”. Trata-se de “unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar a fragmentação e a oposição e reconstruir o tecido das relações para uma humanidade mais fraterna”.
Processo de escuta:
Para nortear a temática deste novo Projeto Educativo de Santa Clara foi ouvida toda a comunidade escolar, no final do mês de junho de 2024, através da votação do compromisso do Pacto Educativo Global que mais se adequa ao “nosso sonho educativo”. Num total de 174 votos, foi escolhido o 1º compromisso – “Colocar a pessoa no centro”, com cerca de 52% dos votos.
Colocar a pessoa no centro
Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, realçar a sua especificidade e a sua capacidade de estar relacionado com os outros, contra a cultura do descartável.
Este compromisso “destaca a necessidade de basear todas as ações educativas num sólido fundamento antropológico, numa visão saudável e precisa da pessoa. O Papa Francisco diz que cada mudança precisa de um caminho educativo, para reconstruir o tecido das relações, para fazer amadurecer uma nova solidariedade universal e dar vida a uma sociedade mais acolhedora. Por esta razão, precisa-se compor um novo humanismo para o qual é necessário superar a metamorfose cultural e antropológica da sociedade de hoje. Isto permite dar consistência à identidade de cada pessoa, cuidando de todas as suas dimensões, consolidando as suas estruturas psicológicas, evitando assim a sua fragmentação e desintegração face a uma mudança incessante e rápida.
Neste sentido sublinhamos neste novo Projeto Educativo a temática: CUIDAR
Este é um projeto aberto que se concretiza noutros projetos, válido para o triénio 2024-2027 e é fruto do trabalho de comunhão, escuta, reflexão e ação de todos quantos fazem parte desta instituição. Pretendemos mobilizar toda a comunidade educativa em torno de objetivos comuns, de forma a projetar o futuro na dinâmica de uma educação integral.