PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA

A Escola de Santa Clara propôs aos seus finalistas (alunos de 4º ano) uma peregrinação a Santiago de Compostela, visando a experiência alegre da fraternidade, o crescimento espiritual da pessoa humana à luz dos valores do Evangelho e a vivência da proximidade no caminhar juntos com Jesus, dando assim um rosto diferente ao tradicional passeio de finalistas.

Trilhamos este caminho em três momentos que se completam: a preparação física com caminhadas e a preparação espiritual com catequeses bíblicas, os caminhos de Santiago, a construção de bastões, a pintura das conchas e bênção do Peregrino; visita a Santiago, peregrinação (última etapa dos caminhos de Santiago), eucaristia na Catedral e confraternização; e o depois da peregrinação com “Ecos do peregrino”, orações de louvor, troca de experiências e tempo de compromisso.

Rumo a Santiago, “Peregrinos na alegria do Evangelho”, a turma de 4º ano tinha nas mãos um guião de orações para os dois dias, iluminados pelos salmos de peregrinação. Chegados a Santiago instalamo-nos no Albergue, onde almoçamos e de onde partimos para a Praça de Obradoiro. Fomos recebidos no Parlamento da Galiza e visitamos a instalações da Câmara Municipal de Santiago. Após a visita às praças envolventes da Catedral, foi a vez de conhecermos o interior desta, “abraçarmos” Santiago e visitarmos o Túmulo do Apóstolo. Depois de um tempo de oração saímos de regresso ao Albergue.

O jantar foi mais um tempo de fraternidade. Houve depois: jogos, partilha do dia, entrega da Credencial do Peregrino, oferta de T-shirts da Câmara Municipal de Bragança e terminamos com a oração da noite para chegar ao merecido descanso.

Na manhã seguinte, acordamos cedo e cheios de energia para peregrinar “a sério”. Iniciamos com a oração da manhã e logo de seguida fizemos a última etapa dos Caminhos de Santiago, desde o Monte do Gozo até à Catedral. Nem a chuva deteve tão alegres peregrinos quecaçavam com os bastões construídos na escola, as conchas que iam encontrando nas pedras do caminho.

Chegados à Catedral, participamos na Eucaristia do Peregrino, grande etapa desta peregrinação, onde Jesus era a partida, o caminho e a meta.

O almoço foi já a caminho da Corunha, onde também foi entregue a cada peregrino a concha que assinalou esta feliz etapa. Já à beira mar, visitamos o Aquário Finisterrae, onde ficamos deslumbrados pelas belezas marítimas, sobretudo nas focas e no aquário gigante onde fomos envolvidos. Depois de nos maravilharmos também com a Torre de Hércules e com a beleza da baía e das praias da península da Corunha, regressamos a Bragança.

«Caminhar juntos para os santuários é em si mesmo um gesto evangelizador» (Papa Francisco, EG 124). Peregrinos na alegria do Evangelho, quisemos fazer desta experiência um singular passo da nossa história e um tempo único para o amor e a construção da felicidade.

29 de março de 2015

Ir. Conceição Borges